Em Paraibano, vereadores de situação aprovam projeto de lei que dispõe sobre a jornada de 30 horas semanais aos profissionais de enfermagem; Vereadores de oposição se omitem e não comparecem à sessão




Em um momento que a saúde pública de todo o mundo tem exercido um papel fundamental para a saúde da população, diante da atual pandemia do Covid-19, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem da cidade de Paraibano-MA, tiveram uma verdadeira vitória e reconhecimento.

Na noite desta segunda-feira (09) os vereadores de situação- CHIQUINHO PARAIBANO, MURILO RIBEIRO, TICO LEITE, RICARDO XAVIER, RICARDO CAMPOS, DÊNIA SÁ e o vereador da oposição NILTON PITÓ, aprovaram o projeto de lei que dispõe sobre a jornada de 30 horas semanais de trabalho aos profissionais de enfermagem.

A grande surpresa foi a omissão dos vereadores de Oposição, que não compareceram à sessão da Câmara, para votar um projeto de tamanha importância.

Os faltosos foram os vereadores: João Marcelo, Denis Nascimento, Elizângela Teixeira e Célia.

A população de Paraibano deve ficar atenta aos representes do povo, que buscam mais uma vez a reeleição e na verdade se omitem de cumprir com seus deveres enquanto legisladores.

A votação do Projeto de Lei teve a presença do atual prefeito Francisco Noleto, profissionais da saúde entre outros, que parabenizaram os vereadores que votaram e aprovaram esse benefício não só a categoria, como também pra toda a sociedade.

O prefeito de Paraibano-MA, Francisco Noleto, encaminhou o projeto para aprovação da Câmara após reunião com profissionais de enfermagem do município, com a presença da atual Secretária de Saúde, Vereadora Licenciada, Enfermeira Lucimar Sá, que foi autora do Projeto em 2018.




Para a Secretária de Saúde, Enfermeira Lucimar Sá, a regulamentação da carga horária dos profissionais de Enfermagem representa uma importante vitória para a enfermagem de Paraibano, servindo de exemplo até mesmo aos demais municípios do maranhão.

“A Enfermagem é uma profissão que necessita de condições especiais para uma garantir a segurança do paciente e do profissional. Nas unidades de saúde, o profissional fica exposto a riscos biológicos e químicos e sofre forte carga emocional e física, atuando em horários atípicos, com longas jornadas de trabalho. Muitos destes profissionais estão sobrecarregados. Defender a carga horária de 30 horas é defender mais qualidade de vida para o trabalhador da saúde e, consequentemente, mais qualidade no atendimento direto a população”, afirma.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que a jornada de 30 horas é a mais adequada para profissionais de saúde e usuários dos serviços, o que foi ratificado pela Internacional de Serviços Públicos – ISP, Sub-regional Brasil, entidade sindical que representa oficialmente os trabalhadores do setor público na OIT, em nota de apoio às 30 horas para enfermagem.

Aprovado, o PL agora vai para o executivo, onde deverá ser sancionado o mais rápido possível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.