Paraibano, Nova Iorque e Sucupira do Riachão, estão entre os municípios do Maranhão incorporados ao programa Calha Norte

 


No dia (30/12/2022) foi publicada no DOU, a proposta de expansão da área de atuação do Programa Calha Norte para incorporar 164 Municípios do Estado do Maranhão.

Entre os municípios contemplados, estão as cidades de Nova Iorque, Paraibano, Sucupira do Riachão, Sucupira do Norte, Mirador, Colinas e Buriti Bravo.

No cumprimento dessa missão, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico. Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. 

Também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

O Programa executa suas ações mediante a transferência de recursos orçamentários, de forma direta para as Forças Armadas e por intermédio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os estados ou os municípios abrangidos em sua área de atuação, empregando recursos oriundos de emendas parlamentares, para atendimento de projetos de infraestrutura básica e aquisição de equipamentos.

O Programa Calha Norte prevê, em suas ações, a implantação de unidades militares na sua área de atuação.

A missão desses efetivos é atuar de forma direta na manutenção da soberania nacional, inibindo a proliferação de ações ilícitas e servindo de núcleo de colonização e de apoio às comunidades carentes da área.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.