Famílias carentes que tem alunos matriculados nas escolas municipais de Paraibano, reclamam da grande quantidade de materiais escolares cobrados


Com o anúncio do início das aulas na rede pública municipal de Paraibano-MA, fomos procurados por diversos pais de alunos das escolas municipais da cidade, que estão reclamando da grande lista de material escolar que está sendo cobrado para ser entregue já no primeiro dia de aula, que inicia na próxima segunda (13).

Tivemos acesso a lista da escola 'Os amiguinhos', e demais escolas, onde consta diversos ítens, que o valor pode ultrapassar a quantidade de R$ 150 reais, pra cada aluno. (Veja abaixo). Pra uma família carente, que tenha ao menos 3 filhos matriculados, é quase que impossível arcar com os custos.




A mãe de um dos alunos, que preferiu não ser identificada, afirma que a escola já recebe uma verba para fornecer material didático. " Já estamos sendo cobrados no primeiro dia de aula, e é um absurdo, porque a escola tem obrigação de comprar material pedagógico, livro, folha de papel, é um absurdo que ela não tenha adquirido esse material para os professores trabalharem", diz.

Outros pais dizem que a prefeitura poderia oferecer alguma ajuda, principalmente às famílias mais carentes, para a aquisição do material escolar.

Veja abaixo, valores recebidos no caixa escolar de algumas escolas municipais.






Constrangimento

Regra importante destacada por um advogado da área, é que nenhum aluno pode ser impedido de participar de qualquer atividade pedagógica. "A criança não pode passar pelo constrangimento de não participar de uma atividade porque seus pais ou responsáveis deixaram de comprar algum item pedido pela escola", sublinha

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.