Vereadora Keyla Kizoeira solicita implantação do serviço de Fisioterapia aos pacientes no tratamento contra a Covid-19 no hospital Regional Celso da Rocha Santos em São João dos Patos



Em Sessão Remota da Câmara Municipal de São João dos Patos, a vereadora Keyla Kizoeira (PROS), preocupada com a saúde dos patoenses, apresentou a indicação ao excelentíssimo prefeito municipal, para a implantação do serviço de Fisioterapia aos pacientes que estão em tratamento contra a Covid-19 no Hospital Regional Celso da Rocha Santos.

Em sua Justificativa, a parlamentar argumenta que o fisioterapeuta atua mais quando o paciente já está internado no hospital, de diversas formas, a depender do quadro de saúde dele. O especialista pode incentivar as caminhadas no quarto ou realizar atividades respiratórias caso o paciente consiga realizá-las, além de promover a prática de exercícios motores em uma pessoa já acamada.

Ainda em caso mais moderados, o profissional faz atividades físicas para evitar que o desconforto respiratório evolua para um quadro grave e a pessoa necessite de uma intubação, ponto de extrema importância na evolução da doença. 

A fisioterapia motora é importante na recuperação, já que os pacientes ficam por um tempo prolongado no leito. Por conta desse tempo prolongado há, também, a síndrome do imobilismo. Então, se faz necessário a questão do movimento em si. É importante manter a amplitude articular, manter a função, o tônus e a força.

Com esses exercícios respiratórios, conseguimos expandir o pulmão para que o ar ventile melhor. Isso evitará que ele seja intubado ou transferido pra cidades com suportes melhores, sendo que todas essas práticas auxiliam no processo de recuperação, evitando mais complicações neste período.

De acordo com a vereadora, a crescente de casos no Município de São João dos Patos e a dificuldade de leitos em outros municípios com suporte melhor, sente a necessidade dentro do possível de melhorias no auxílio aos pacientes.

Ao ser aprovado, a indicação seguirá para o executivo, que poderá atender a demanda em prol da população patoense.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.